COUNTABLE & UNCOUNTABLE NOUNS (Substantivos Contáveis & Incontáveis)

23/09/2011 23:07

A melhor forma de memorizarmos a correta utilização dos substantivos contáveis e incontáveis em inglês é saber que antes dos contáveis usamos os artigos indefinidos A e AN ou o artigo definido THE. Já com os substantivos incontáveis, usamos os quantificadores SOME, ANY, MUCH, MANY. Vale a pena frisar que as expressões A LOT OF, LOTS OF podem ser usadas tanto com os substantivos contáveis como com os incontáveis. No entanto as expressões A GOOD / GREAT DEAL (OF) são usadas com os incontáveis e em geral na expressão TO HAVE (HAVE GOT) A GOOD / GREAT DEAL OF EXPERIENCE IN doing something. É importante frisar também que os substantivos incontáveis não são encontrados na forma plural. Nestes casos, usamos um substantivo contável adequado antes do substantivo incontável para comunicar a sua quantidade. Vejamos alguns exemplos abaixo que ajudarão a entender como funcionam os substantivos contáveis e incontáveis:

Seguem abaixo duas listas contendo exemplos de substantivos contáveis e incontáveis:

COUNTABLE (Contáveis):

match

box

toy

table

rule

book

telephone

bottle

knife

bowl

UNCOUNTABLE (Incontáveis):

water

oil

dust

weather

paper

fruit

wool

electricity

darkness

intelligence

honesty

happiness

air

Outros exemplos:

information ---- a piece of information

furniture ---- a piece of furniture

news ---- an item / a piece of news

advice ---- a piece of advice

equipment ---- a piece of equipment

grass ---- a blade of grass

dust ---- a speck of dust

sand ---- a grain of sand

salt ---- a grain of salt

lightning ---- a flash / a bolt of lightning

jewelry ---- a piece of jewelry

clothing ---- an article of clothing

sunshine ---- a ray of sunshine

land ---- a plot of land

glass ---- a sheet of glass

chalk ---- a piece of chalk

bread ---- a slice / a loaf of bread

soap ---- a bar of soap

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------